quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TZN 69: Posts Post-mortem do Trezenhum

A Equipe Trezenhum. Humor sem graça, reuniu neste post o que havia sido publicado em nosso perfil no Feice, notas e notícias esparças, lançadas depois que o Trezenhum já era finado. Lembramos a todos e todas, inclusive animais, feministas e integrantes do DFE, sem discriminação, que temos nova tentativa de humor sem graça: a Biblioteca Trezenhum, disponível em Blog e em Facebook:

Das notas velhas, eis:


14 de março de 2012.
Protesto de alunos contra fila no bandejão causa problemas no trânsito da Universidade

Alunos dos mais diversos cursos da Universidade resolveram protestar neste início de ano letivo contra a fila do Bandejão. Saindo da entrada da referida casa de pasto, eles se puseram em fila indiana, que alcançou a entrada do ginásio multiutilitário da Universidade (ao lado da ex-quase-antiga sede do banco E-Taú), prejudicando, com a fila-protesto, o trânsito de veículos na rua atrás da BC. Os mais afetados foram os clientes acadêmicos que fazem uso dos serviços do Busão da Moras.
A cliente universitária da Faculdade das Tias, Joice Porta, estava indignada: “ao invés de fazer fontes, deveriam fazer um novo restaurante!”. Questionada se considerava o Bandejão digno do termo, se retificou: “Deveriam fazer um novo Bandejão”. Para o cliente universitário da Faculdade das Humanas, sobrinho da referência gramatical Titio Paquale, Pasquele Sobrinho, o que mais o deixava irado “é não poder tomar banho na fonte, nem poder usar o novo gramado, que é muito macio, para práticas tântricas, em dias de festa – quando há festa”.
As soluções propostas pelos protesteiros, além da construção de um novo Bandejão e a permissão para tomar banho nas fontes da Unicamp em construção, estavam em baixar a exigência de CR para ter direito ao Restaurante Seletivo (veja alguma edição TZN das antigas), e a ocupação da casa do Reitor FF Casto, ao menos para o almoço.
A reitoria, por meio de nota da assessoria de imprensa, disse que o problema seria resolvido em 24 horas, e prometeu para o dia seguinte um bedel para organizar a fila de maneira racional. A nota alegava que não havia motivos para reclamações dos alunos, e se assim continuasse aumentaria o valor da “refeição”. Quanto às ameaças de ocupação da casa de FF Casto para almoçar, disse que o reitor estava de “portas abertas para receber os alunos merecedores da atenção de vossa excelência, ou seja, aqueles cujo CR seja 1 ou mais que 1, e sem passagem pelo paramento estudantil”.
O serviço de ouvidoria da Unicamp disse ter ouvido duas queixas, e que estaria encaminhando para o setor responsável, assim que soubesse qual era – mas garantiu à Equipe Trezenhum que em menos de um ano, se não houvesse novas manifestações do gênero, o problema estaria resolvido.

A Equipe Trezenhum, sobre o problema, reitera seu apoio às propostas do Boletim Note Bem n. 2 (se não nos falha a memória), de vender créditos acompanhados de sachê de protetor solar, além de adaptar o buszip para bandexzip, de forma a fazer com que o Bandejão comporte mais gente (como duas pessoas por banquetas, por exemplo).

 


07 de março de 2012
Programa de valorização de professores

O setor de RH da Universidade, tendo constatado um aumento da competitividade entre os professores, e uma bajulação por um menor número de alunos, decidiu implementar um programa de valorização docente. Para os próximos oito anos a expectativa é reduzir as contratações de professores ao mínimo, de modo a acabar com essa competição não saudável por alunos puxa-sacos (conhecidos também como orientandos), e engrandecer a grande figura dos grandes professores que resistirem à racionalização da folha salarial. FF Casto promete, em caso do plano dar certo, um reajuste de até 25%.
O Coronel da FEPESP (Fundação de Estímulo ao Patriarcado e ao Suicídio Paulista), Carlos Henrique Brota-Cruzes, elogiou a medida e disse estudar torná-la uma diretriz oficial da órgão que manda.



09 de fevereiro de 2012
ARQUIVO EDGARD ELLEN ROCHE ENTRA NA DISPUTA PELO ACERVO DE WANDO

O prof. dr. Mr Bean Anchi, diretor do arquivo Edgard Ellen Roche, admitiu que o arquivo está interessado no espólio de Wando, cantor recém-falecido. Dono principal acervo de resistência anarquista do Brasil – que só não resistiu à tomada do controle pelos trotskistas –, o arquivo Edgar Ellen Roche, conforme seu diretor, já entrou em contato com os herdeiros de Wando – não com os filhos! – e negocia principalmente a compra das calcinhas que o cantor colecionava: “É o retrato de um Brasil profundo que não se pode esquecer. Wando poderia parecer brega, mas se você prestar atenção às letras, verá poesia do nível de Violeta Parra, críticas do nível de José Martí e musicalidade ombro a ombro com Geraldo Vandré”, disse o professor à reportagem TZN. Ele salientou ainda que Wando possuía a "pose de um intelectual".
Espera-se que a aquisição seja concluída até meados de abril.



14 de janeiro de 2012
UNIVERSIDADE SOFRE INFESTAÇÃO FELINA

Ao menos 18 gatos foram capturados e outros 11 conseguiram fugir, no fim da tarde desta sexta-feira, 13 de janeiro, após uma inusitada infestação de gatos no pastus acadêmico. Até o fechamento desta nota a reitoria ainda não sabia o que fazer com os animais sob seu controle. Conforme fonte que não quis se identificar, o fato de ter havido algumas testemunhas, ainda mais da imprensa (se referia a nós, do TZN), tornou complicado pôr em prática o plano número 1, que ele não quis especificar qual era.
A explicação mais aceita para a infestação felina é que, em férias, gatos sustentados por repúblicas, carentes de alimentos e de carinho, foram atraídos até mesmo pelo cheiro do Restaurante Alternativo – autoridades da Universidade dizem ter achado duas fêmeas no cio nas cercanias do estabelecimento. Não está descartada a possibilidade de alguém ter soltado os gatos no pastus. Uma terceira corrente interpretativa, mais paranóica, afirma que os gatos estavam destinados para experimentos na Faculdade dos Bichinhos e das Plantinhas, e teriam soltos em ação radical do Movimento Verde, em represália por não ter tido soja por dois dias no Restaurante Alternativo, semana passada - a data de sexta-feira treze seria proposital. Por fim, houve quem achasse que se tratasse de lance promocional do TZN, que em breve lançará livro.
A Polícia Acadêmica afirma que, apesar das 11 fugas, tudo está sob controle, e garante que não há riscos de novas infestações do tipo.



04 de janeiro de 2012
RETROSPECTIVA ARRETRIZ SINU-TORTUOSA 2011 TZN (o ano em que não estivemos presente. Manchetes que poderiam ter sido, mas não foram):

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, REITOR FF CASTO CONFESSA: “FIZ MEDICINA OBRIGADO; QUERIA MESMO ERA TER FEITO ENGENHARIA E SER DONO DE EMPREITEIRA, IGUAL MEU PRIMO”.
* Reitor nega favorecimento de empresa de parente em licitações: “estou preocupado com a saúde do trabalhador, coisa que nenhuma empresa, a não ser a do meu primo, estava. A exigência de molho de tomate com ervilhas na merenda dos pedreiros é absolutamente imprescindível”.
* “Governar é abrir estradas e levantar prédios”, disse, assumindo publicamente pela primeira vez sua filiação ao neo-desenvolvimentismo.
* Com 48 obras sendo realizadas no pastus, FF Casto diz que outras 77 estão garantidas até o final do seu reinato; sobre contratações de professores, garante que toda faculdade terá um professor a mais nesse ínterim, “algumas terão até mesmo duas contratações!”.



20 de dezembro de 2011
RETROSPECTIVA ARRETRIZ SINU-TORTUOSA 2011 TZN (o ano em que não estivemos presente. Manchetes que poderiam ter sido, mas não foram):

INVASÃO DE ALELUIAS TORNA O BANDEJÃO IMPRATICÁVEL PARA OS VEGANOS.
[perdemos o início desta nota]...nada escapou sem proteína animal: salada, feijão, sobremesa. Movimento Verde promete entrar na justiça contra a Universidade, por discriminação. Demais usuários dizem não ter sentido grande diferença no sabor da comida - houve quem elogiasse.

Trezenhum. Humor sem graça. Nº 69. Todos os esquerdos reservados. Na ausência destes o uso é livre (mas ideológico). www.trezenhum.blogspot.com

Nenhum comentário: